Leitura de sobremesa

http://www.mentesabsorventes.com/?p=1439

Em todos os artigos que já li na vida os especialistas recomendam a leitura em voz diária para as crianças, desde bebês. Os benefícios são inúmeros. Por isso, sempre tentei manter uma rotina de leitura, mas acabava durando pouco tempo, pois nunca acertava o momento certo (antes de dormir, de manhã, no meio da tarde… A rotina durava alguns dias e depois surgia algum evento e caía no esquecimento).

Agora parece que acertei no ponto. A inspiração veio do hábito de algumas ordens religiosas em que um congregado lê enquanto os outros fazem a refeição. Então todos os dias temos a leitura de sobremesa, que faço (ou o papai faz) no momento em que estão todos reunidos, terminando o almoço e começando a sobremesa. Assim todos prestam atenção (ou quase todos, pois nem sempre a menorzinha tem muita paciência). As leituras começaram com os livros do Monteiro Lobato e todo mundo aprende algo todos os dias. Abaixo coloquei algumas páginas que me chamaram a atenção:

image
Seria o Pé Espalhado uma crítica do autor à obra Abaporu, de Tarsila do Amaral?

image
Adoro o jeito como ele desconstrói as fábulas…

image
Você sabia o significado de “lé com lé, cré com cré”? Eu não!

E aí, como funciona a rotina de leitura em voz alta na sua casa? Conte pra gente nos comentários.

  2 comments for “Leitura de sobremesa

  1. Julia
    19/08/2015 at 23:42

    Lemos religiosamente antes de dormir. Exceto quando estamos muito muito muito atrasados. Durante o dia, se estou em casa e sem trabalho, posso ler também, mas não é toda vez que querem largar as brincadeiras para isso.

    • pricila
      21/08/2015 at 14:18

      Aqui, depois do banho, é o papai que coloca os maiores para dormir (enquanto eu amamento a pequena). Aí ele nem sempre tem paciência para ler.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *